Recentemente, foram anunciados aumentos respeitante ao valor do salário mínimo em Portugal, nomeadamente, uma subida de cerca de 55€. Contudo, a par disto, surge também a implementação de novas tabelas relacionadas com a retenção na fonte.
O valor do salário irá sempre depender de diversos fatores, entre os quais, os rendimentos, os impostos atribuídos aos mesmos, estado civil e se possui ou não dependentes a seu encargo. Como calculamos o valor do salário líquido, é muito simples, ao valor do salário bruto subtraímos todos os descontos, quer para a Segurança Social e IRS, assim obtemos o valor do Salário líquido.
RETENÇÃO NA FONTE
No entanto, prevê-se que a retenção na fonte possa vir a ser alterada pelo menos duas vezes este ano, isto é, no primeiro semestre deverá manter-se semelhante à tabela atual, mas após esse período, poderão sofrer alterações. Assim, é fundamental estar alerta para uma possível alteração do ordenado líquido. Quando as tabelas alterarem é necessário verificar onde se enquadra o salário bruto, tendo em conta os fatores mencionados anteriormente. Após as alterações necessitamos de multiplicar o valor do salário pelo novo valor da taxa de retenção correspondente.
Permanece com dúvidas relativamente ao apuramento do salário líquido que irá receber em 2023? Confira o nosso SIMULADOR DE SALÁRIOS!
- Tem a possibilidade de fazer o cálculo da redução da taxa de IRS – caso receba até 2.700€ e possua um crédito habitação
- Novo cálculo de subsídio de alimentação sobre os novos limites
- Atualização do valor da retribuição mínima mensal garantida e cria uma medida excecional de compensação
- Atualização anual do valor do indexante dos apoios sociais (IAS)
- Tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos do trabalho dependente e pensões auferidas por titulares residentes no continente para vigorarem durante o primeiro semestre do ano de 2023
Diogo Travassos – Diretor Geral de Operações – BTOCNET | Torres Vedras